Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Maiores Vilões

Que personagem mais detestou em novelas?
A vilã Odete Roytman (Vale Tudo), a malévola Branca (Por Amor), Perpétua (Tieta), Nazaré (Senhora do Destino), Leôncio (Sinhá Moça), Flora (A Favorita)... que vilã ou vilão elege como a pessoa mais execrável, aquela que mexe com as fibras do seu ser, que irrita profundamente?
-
Após reflectir na questão, descobri que nenhum destes vilões me incomoda mais que Carolina, em Cidadão Brasileiro. Ou seja: vilões puros, maus até a medula, calculistas, assassinos... esses, acabam por revelar quem são. É uma questão de tempo. O que me incomoda tanto na Carolina, é que nunca ninguém diz com todas as letras o que ela é. A personagem envelhece na novela e continua ali, sem que ninguém a tenha confrontado com os seus actos de falsidade e manipulação.

O que mais detestei no último capítulo da novela, foi vê-la ali, envelhecida, que nem uma parasita, entre o casal «Luisa e António». É mesmo o tipo de mulher de quem se deve fugir a voar e, no entando, todos se chegam melosos. Carolina passa a novela a ser admirada e elogiada pelos homens. Ela percebe isso e faz uso desse poder, sabendo usar um vestido simples, fingindo que isso não a favorece, para se satisfazer com o poder que tem sobre os homens. Nunca se assume como vilã e é tratada como se fosse uma heroína. É uma falsa meiga, falsa sincera, falsa doce, que nunca perde de vista os seus objectivos e está sempre programada para, simultaneamente ao simples facto de respirar, ficar a engedrar meios para atingir os seus fins: António! Um cobra! Mas nunca, em toda a novela, as outras personagens deixam isso claro. Nestor, o seu pai, chega a dizer numa cena que a conhece bem... mas não aprofunda nada sobre o carácter manipulador da filha. O próprio António, em nenhum instante lhe coloca limites. Passa a novela toda a tratar Carolina em «lume brando», como se ela fosse um cristal, uma santa, sem a confrontar com as suas atitudes interesseiras e calculistas. Mais depressa maltratou Luísa, vezes sem conta, do que alguma vez magoou Carolina. Nunca ninguém lhe apontou o seu maior acto de vilania: engravidar de propósito de António, para prendê-lo para sempre a ela. Ao contrário, foi sempre tratada como uma mulher admirável e corajosa. Dizem que é boa mãe, mas nunca foi, pois é castradora e usa o filho para manipular o pai, motivo da sua existência, aliás. Uma cobra!
.
Por estas e muitas outras razões, sem dúvida, achei a MINHA VILÃ. Aquela personagem que é a pior de todas. Não é uma assassina, mas acho que é psicopata. É calculista e fria, só pensa em si, mas passa a ideia de que é humanista, muito ligada à família e aos bons costumes, mas «vendia» tudo isso depressa e bem, para conseguir António, como se percebe logo no início da novela.

Odete Roytman é o «símbolo» da vilania em telenovelas. Ela apagou até Maria de Fátima, a filha de Raquel (Regina Duarte). Na verdade, Fátima (Glória Pires), era má e muito manipuladora, mas também sofriamos com ela. Os seus actos egoístas e vilanices eram presenciados e bem mostrados ao telespectador. Não restavam dúvidas: víamos tudo. Com Carolina, tudo é construído na base do oculto. No sublimar. Está lá, mas não é trazido até a superfície. É muito irritante!! Imaginemos que nunca tinhamos visto e ouvido os maravilhosos diálogos de Flora (A Favorita). Imaginemos que o autor tinha-a construído sempre na versão "Flora, a boazinha" e só fossemos percebendo as suas intenções de forma ténue, tendo as outras personagens a elogiá-la, sem lhe questionarem qualquer atitude dúbia. Eis Carolina! Na novela "A Favorita", Flora engravida de Lara para assegurar a herança... e isso ficou claro para todos. Na novela "Cidadão Brasileiro", Carolina engravida de António para criar um vínculo perpétuo com ele e o agarrar... e nunca que isso ficou claro para todos!
.
É frustrante. Nunca que a sua vilanice é assumida. Para mim, isto fá-la a pior vilã de todos os tempos. Logo de seguida, tenho de eleger a "Branca" de "Por Amor", que, tal como Carolina, é das vilãs mais reais alguma vez criadas para o ecra. Por motivos vários e mais alguns, é uma vilã que existe.


"Cidadão Brasileiro"







2 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

novelista 7 de agosto de 2009 às 20:05  

Há, há, há!
Boa! A TVI do Brasil :) É mesmo. PS: vês o endereço electrónico do blog a baloiçar de um lado para o outro na página? Acima tem um texto que diz assim: "Este é um blogue português"... bem, acho que essa informação vem na tradução em inglês mas também conta. É que tenho reparado que fazes referência ao Brasil, como se escrevesse de lá... mas este blog é TUGA, hehehe!

Daí falar tanto da SIC, do «episódio de hoje» da novela, etc...

Adorei a Violante, em Xica da SIlva, embora, cm sabes, não foi feita por uma actriz «preferida»;

Tenho um ódio de estimação por CAROLINA (CB) e não gosto de actores que dão sempre os mesmos tiques às personagens ou dizem certas palavras com a mesma entoação, fazendo com que todas as personagens se pareçam entre si. É o caso de ambas as actrizes que referi.

Jinhos!

novelista 8 de agosto de 2009 às 17:09  

Comecei a ver a Drica nas novelas, quando ela era muito nova e fez um papel cómico em Top Model (ou algo assim) que voltei a ver nas seguintes. Ficou conetada. Depois desapareceu da Tv para se dedicar ao teatro, que considera uma arte «maior» e depois voltou, entrando pelas mãos de Avancini para fazer a Violante, em XICA DA SILVA. Depois fez aquela comédia de Chocolate com Pimenta, semelhante a outras coisas que vi antes, e daí lhe reconhecer semelhanças. Mas não a acho tão igual quanto a outra, até porque variou o trabalho com a VIOLANTE.

Já agora, Carla Regina, na mesma novela, gostei muito de a ver e estranhei não ter virado uma estrela depois do papel romântico que fez ao lado de Murilo Rosa (LUCAS de O Caminho das Índias). Mas não foi por aí, o caminho escolhido não deu tão certo e então acabou por não diversificar.

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP