Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Circo nas Novelas

Detesto circo.
Espectáculos de circo dentro das novelas então, é mesmo pavoroso! Não têm nada de nada a ver com a história, prolongam-se por uns dois ou três capítulos, e as histórias que tentam intercalar pelo meio não tinham necessidade de acontecer nesse contexto.
.
"Araguaia" está em exibição e de momento decorre um circo. A acção é lenta, cheia de imagens coloridas, mas com pouca história. Truques de circo enchem o capítulo, sem lhe dar qualquer substância. A novela, no geral, é muito blazé. É fraca e cheia de situações cliché que já vimos centenas de vezes antes.
.
Quanto ao circo, há ainda de referir que, nas novelas, nunca existe dinheiro para montar um espectáculo de tamanha envergadura e é necessário a colaboração dos amigos para levar a coisa adiante. No entanto, a quantidade de parafernalha que surge em cena, denúncia um caché milionário. EM "Araguaia", o dinheiro deve ter caído do céu, pois nem a soma da bilheteira daria para pagar apenas as decorações de papel. Quanto mais as indumentárias, a maquilhagem, perucas, equipamentos... Sim, existiu um circo que ardeu e os artistas podem muito bem montar um espectáculo com o pouco que lhes tenha sobrado. Convenhamos, nem com muita sorte as sobras seriam coisa de grande envergadura! Até choveram papelinhos coloridos! A cidade toda colorida, com fitas, flores e tudo o mais em papel multicolor. Tudo isto, como se não custasse dinheiro e, pior, fosse material fácil de encontrar na longínqua e rural Araguaia.
.
Porquê não gosto de circo? Bem, gosto de certos espectáculos dentro do circo, nem sempre gosto de um género tanto quanto gosto da mestria do artista. Mas, no geral, descobri que não gosto nada de circo. Acho que tudo no circo é falso. A começar pela suposta boa disposição e alegria dos palhaços. Os artistas são pessoas agressivas e frustradas, na generalidade, brutas e secas. Podem estar ali a trabalhar, mas são distantes do público ou frios com este. Quantas vezes não fui ao circo e reparei no clima pesado, a tensão, a preocupação com o fazer muita receita, com o controle excessivo pelos bilhetes, os gritos com palavrões dirigidos a alguém que não está a fazer o seu trabalho como era suposto fazer, acompanhados de uma frieza ou indiferença. Nem contacto visual estabeleciam ao pedir os bilhetes. E apressavam-nos para dentro, sem sequer esboçar um sorriso. Depois tem o crescente merchandising de produtos, a quantidade de ofertas para se gastar mais dinheiro em carrinhos de choque, carróceis e outros divertimentos ou doces como pipocas, farturas, algodão-doce, águas, refrigerantes, balões e, claro, sempre a FOTOGRAFIA ao lado de um elefante ou outro animal qualquer. Cada criança ou adulto, uma moeda ou nota... Não, não gosto de sentir que as pessoas não passam de um cifrão e ver cada uma a ser confrontada com uma série de oportunidades para lhes extorquir dinheiro. Através das criancinhas que querem tudo e mais alguma coisa, o circo traça estratagemas tais, que os pais têm de vir com a carteira preparada para desembolsar no mínimo um total de 20€. E em coisas efémeras, que a criança rapidamente esquece.
.
Por tudo isto, não gosto de circo. Mas não gosto muito mais, em novela!

0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP