Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A voz off no final das novelas - chamariz


A  novela da TVI terminou o episódio de hoje e surge a voz-off:

«Boa noite, juntos criamos a sua televisão, em português, com ficção nacional.»  - não precisei de ouvir mais nada para me lembrar que a novela Gabriela estava a dar na concorrência, estreando hoje.


Pouca coisa é por acaso e decerto que não foi por acaso que não foi para o ar aquele período enorme de anúncios publicitários entre novelas da TVI. A voz-off lá continuou a narrar a sua chamada de atenção:  «Já a seguir, Esperança vai regressar ao passado em Doce tentação» -   e foi mesmo logo a seguir. Não satisfeito, ao invés da voz terminar a sua despedida com a habitual e repulsiva frase: "Deixe-se ficar, vai ver que vai gostar", que me nauseabunda os sentidos ao ponto de mudar de canal imediatamente para me poupar à pronúncia destas melosas palavras, a voz ainda consegue mencionar que Remédio Santo se segue com os últimos episódios e reforça uma vez mais: «já a seguir, com Doce Tentação. Boa noite. Até já». E soam os primeiros acordes da música do genérico da terrível novela que é Doce Tentação.


São pequenos detalhes que vão passando para o espectador um pouco dos «bastidores» das audiências, do funcionamento da televisão. 
Até o próprio desfecho de "Remédio Santo" pode ter sido esticado (porque foi) propositadamente para coincidir com esta semana em que estreia na concorrência o remake de Gabriela, uma novela que possui um título especial, e sempre o ostentará. "Gabriela" é a razão pela qual a voz-off da TVI mencionou hoje que numa televisão feita «em português», convém distinguir que a TVI dedica-se à «ficção nacional». 

 Nota complementar 
Consultei as páginas das principais novelas da TVI e da SIC no facebook e não existem dúvidas: até online Dacing'Days tem a preferência. E não é de surpreender. É uma página mais dinâmica, que coloca perguntas aos leitores, interactividade com os actores e dinamismo. Os comentários revelam interesse, curiosidade e entusiasmo por parte dos leitores.

A página online da novela da TVI parece feita por alguém que não quer saber daquilo. Distante e fria, não apela ao espectador. Não descreve a trama, limita-se a publicar títulos com pouco mais de três ou quatro palavras. Por vezes o destaque nem menciona o nome da personagem. Nem sempre dão destaque ao principal da trama, os posts são pequenas imagens com hiperligações para o episódio no site oficial e nem sempre estão actualizados. Nenhum dá um "cheirinho" do que para aí vem - coisa que já se conhece pelas revistas. Os comentários são essencialmente SPAM. 
 Ao não colocar questões ao público (big, hudge mistake - como diz a mítica personagem de Julia Roberts no filme Pretty Woman erguendo os sacos de compras numa loja em Rodeo Drive da qual foi expulsa como cliente) estão a declarar um desconhecimento atroz sobre os gostos do público e as tendências das novas tecnologias. 

Os posts pouco entusiastas da página oficial da novela Louco Amor da TVI remetem para o leitor a obrigação de se informar, (só têm «título» e está em falta uma breve descrição do acontecido), deixa a dedução para o leitor (impondo-lhe o conhecimento da trama) e a explicação, para o link na still photo.

Mas estas explicações, vão de graça!



0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP