Novidade

Este blogue mudou-se. Está agora no facebook. Um dia voltará a viver no blogger, numa casa nova e moderna. Até lá, boas novelas!
Para TODOS os fãs de telenovelas Brasileiras e Portuguesas espalhados pelo mundo.
Portuguese blog about Brasilian/Portuguese tv soaps for fans all over the world.

email desactivado por google devido a spam
alternativa: novelas para recordar npr arroba gmail.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chorar como uma Maria Madalena

Vocês leitores não sabem mas eu pertenço àquela categoria a que os outros chamam de "Maria Madalena". Porquê? Porque verto água com facilidade quando vejo televisão. Sempre fui assim desde pequena, sendo alvo de alguma gozação e piadinha por ter esta sensibilidade que leva às lágrimas. Mas também, assim como  sei chorar, também sei rir, e é me ouvir a dar risadas quando outros não encontram a piada (ou não a alcançam) naquilo que estão a ver.

O que também não sabem é que nas últimas semanas, tenho chorado durante todo um episódio da novela Éramos Seis. O episódio inteiro... se alguém me vir logo depois percebe que estive a lacrimejar, mas não sabem que fico assim por assistir TV. Um dia dei por mim a perceber que não existiu um dia de minha vida em que a lágrima não estivesse presente, eheh. É como se fosse uma alergia de Primavera: é inevitável. O que às vezes não se consegue é controlar estas emoções em público, como nas poucas vezes a que assisti a algum espetáculo ou TV na presença de estranhos. Acho até que nem deveria me conter, acho que faz mal mas a verdade é que para não revelar essa sensibilidade que é algo tão pessoal, as lágrimas são rapidamente limpas com a manga da camisa, ou começo a olhar para o alto a ver se a coisa funciona... É curioso.

Enfim. Mas tudo isto para revelar a capacidade extraordinária que os produtos de ficção têm de mexer com as emoções e o quanto nesta novela em particular - Éramos 6 - isso tem acontecido. "Fartei-me" de chorar nos últimos episódios! E nem é porque aquilo é para chorar. É porque é muito emotivo. É humano. São sentimentos, fragilidades, receios...


Éramos 6 é uma novela da SBT datada de 1994, com uma trama familiar, numa adaptação da obra literária que Maria José Dupré brilhantemente escreveu em 1943, já adaptada anteriormente para TV três vezes. (1977, 1967 e 1958) e certamente continuará a ter essa distinção por largos anos. Quando a vi pela primeira vez, lembro de a achar ligeiramente parada. Mas não é. Eu é que era jovem e apreciava melhor acções dinâmicas. Uma novela destas é como o vinho do porto: com a idade fica melhor. 

De todas actualmente em exibição, esta é a que me agrada mais. Outras vejo também com interesse mas me proporcionam mais descontracção e menos emoção. Éramos 6 faz reflectir. Qualquer um se identifica com as questões ali abordadas. Eu vejo-a e penso no que seria viver naqueles anos 30, em São Paulo ou no Rio de Janeiro... ou aqui. Aqui tenho as minhas noções, as coisas mudaram mas não tanto assim. Aquele "Júlio" foi meu avô, bisavô, tetravô... Existiram muitas "Lolas" mas talvez não tantas quanto seria desejável e também algumas Clotildes, mais do que desejável, algumas Olgas, Emílias, Alfredos, Carlos e Julinhos... Enfim. Todas as personagens são reais. Deliciosas.

0 FEED-BACK -DEIXE OPINIÃO:

face

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP